20 dezembro, 2007

HISTÓRIAS DA TOPONÍMIA - O SÍTIO DA ARRANCADA



Na tentativa de interpretação das paisagens e dos locais é de referir o simbolismo atribuído à toponímia enquanto expressão de reconhecimento do meio e sua valorização, devido à persistência no tempo da memória histórica a que se refere. Nesta medida, nomear um lugar e identificá-lo com certos rasgos naturais e sociais, é interpretar a paisagem e os seus atributos.
O sítio da Arrancada junto a Querença deve a sua nomeação à acção de um antigo padre da freguesia. O sacerdote, natural de São Brás de Alportel, pertencia a uma família endireinhada e, para além disso, gozava do prestígio que os sacerdotes detinham antigamente. Quando foi colocado na paróquia de Querença comprou, ou adquiriu, o extenso terreno à entrada da Aldeia que, à semelhança da maioria dos terrenos da zona, estava cheio de mato. Como a propriedade era grande foi necessário proceder a uma arrancada ou desmatagem do terreno para o limpar e cultivar que envolveu grande parte dos vizinhos, o que terá contribuído para a preservação desta memória no topónimo atribuído ao sítio. Além desta situação ainda há referência a uma história de amor entre a irmã do padre e um jovem da zona que teria herdado alguns terrenos.

Estas informações foram adquiridas através de uma conversa com a D. Carma de Corte Garcia, a quem agradeço os conhecimentos adquiridos.