29 janeiro, 2008

Praia do Banho em Porto Covo





Em Porto Covo aparece assinalada desta forma a tradição do Banho Santo de 29 de Agosto. Este era um banho regenerador cujo poder simbólico associava as virtudes próprias das águas vivas à crença em S. João que as fortalecia.
Tradicionalmente, em várias zonas do litoral, um pouco por todo o país, desciam os camponeses e os serranos às praias do litoral para tomar o banho, por vezes o único banho de mar em todo o ano, que curava de todos os males, tanto a pessoas como a animais. O fenómeno verifica-se em duas datas associadas ao santo, 24 de Junho – dia de S. João (que alguns consideram uma extensão das festas do solstício de Verão a 21) e 29 de Agosto – dia de S. João da Degola, ou seja, o dia que, segundo a Igreja católica se atribui à degolação de São João Baptista. O “culto” desta ultima data é mais difundido nas praias do sul, como Cacela, Quarteira, Armação de Pêra ou Lagos, entre muitas outras. Acredita-se que estas práticas, que também podem ser entendidas como ritos de fim de Verão, exerciam efeitos terapêuticos antes do nascer do sol quando a água estava benta. Diz-se também, que o banho que vale por 9 é especialmente bom para o reumatismo.
Esta sobreposição de crenças católicas e das chamadas pagãs onde se verificam antigos rituais popularizados para a promoção de forças benéficas tanto para o homem, como para os seus gados e haveres, ou a cura de diversos males ou “medos”, aponta para um sincretismo religioso bastante interessante que constitui um dos aspectos mais ricos da nossa cultura popular.

Praia do Banho
Upload feito originalmente por Susecris

1 comentário:

Anónimo disse...

Dei muitos beijinhos nessa praia!! lol Porto Côvo...lindo=) conheço...desde sempre!! Dia 29 é um dis especial!!