22 setembro, 2008

Figueira da India



Opuntia ficus - indica - Também conhecida por Figueira da Barbária ou Piteira.
Nativa do México é visível praticamente em todas as regiões tropicais e sub-tropicais do mundo.




A figueira-da-índia característica das paisagens do sul possui, para além do sabor dos seus frutos algumas utilidades medicinais conhecidas desde tempos antigos.
Esta planta desenvolve-se em terrenos secos e pedregosos como os do Barrocal e parte da costa pois armazena bem a água nas suas pás suculentas. As flores são grandes, e cor amarela ou vermelha, e o fruto também suculento de cor alaranjada quando amadurecido pelo sol. Está protegido por uma cobertura de inúmeros espinhos pequenos e muito finos que é necessário tirar com muito cuidado em água a ferver.
Mas se muitas pessoas se aventuram, apesar das contrariedades, a manusear o figo porque conhecem o seu sabor, poucas serão aquelas que conhecem as propriedades de todos os elementos da planta. O fruto, pode funcionar tanto como adstringente, como o sumo pode ser um xarope calmante da tosse; As flores têm propriedades diuréticas e anti espasmódicas, usam-se em caso de oligúria e outras inflamações na bexiga; por sua vez, as pás podem ser utilizadas como emolientes devido à abundância de mucilagem e celulose.
É interessante verificar como este tipo de plantas que fazem parte da nossa paisagem e memória visual, enriquecendo-a do ponto de vista estético, possuem para além disso utilidades medicinais comprovadas.

Sem comentários: